No mundo dos videogames, poucos personagens são tão icônicos quanto Crash Bandicoot. Desde o seu início como uma ideia na mente dos desenvolvedores, até o lançamento dos seus jogos mundialmente conhecidos, a história do Crash é uma das mais fascinantes do mundo dos jogos eletrônicos.

O primeiro jogo de Crash Bandicoot foi lançado em 1996 para o PlayStation. Foi criado pela Naughty Dog, um estúdio de desenvolvimento fundado em 1984 por Andy Gavin e Jason Rubin. A Naughty Dog teve a ideia de criar um jogo que fosse diferente de tudo o que já havia sido visto até aquele momento - um jogo que envolvesse saltos e fases de plataforma, em vez de apenas lutas. E assim nasceu Crash Bandicoot.

O personagem principal, Crash, é um bandicoot que foi geneticamente modificado pelo cientista do mal, Dr. Neo Cortex. O doutor queria criar um exército de animais malvados para dominar o mundo. Mas quando Crash conseguiu escapar do seu laboratório, ele se propôs a salvar seus amigos e impedir que Cortex e seus aliados malvados governassem o mundo.

O jogo original foi um sucesso instantâneo, vendendo mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. Isso levou ao desenvolvimento imediato de uma sequência - Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back - que foi lançada apenas um ano depois em 1997. E assim, a marca Crash Bandicoot começou a ganhar cada vez mais fãs em todo o mundo.

Uma das grandes razões para o sucesso de Crash Bandicoot foi sua personalidade divertida, mas ao mesmo tempo confiante. Ele foi projetado para ser o contrário de muitos personagens principais de jogos na época - em vez de ser sério e austero, ele era despreocupado e engraçado. E isso o tornou mais acessível para jogadores de todas as idades.

Em 1999, a Naughty Dog lançou Crash Team Racing, um jogo de corrida que permitia que os jogadores controlassem seus personagens favoritos em uma competição turbinada de karts. Outros jogos seguiram, incluindo Crash Bash (2000) e a série Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex (2001).

Em 2017, um remaster de todas essas séries foi lançado para PlayStation 4, chamado de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy. Ele apresentava gráficos melhorados e jogabilidade modernizada, mas ainda mantinha a essência da série original.

Mas talvez o momento mais emocionante para os fãs de Crash ocorreu em outubro de 2020, quando um GDD (Game Design Document) para um jogo nunca lançado foi descoberto. O jogo, com o título de Cortex Chaos, teria sido uma sequência do jogo de 2007 Crash of the Titans.

Apesar do jogo nunca ter sido lançado, o GDD é emocionante para os fãs por mostrar como o estúdio de desenvolvimento estava pensando em continuar a história de Crash Bandicoot. O GDD contém descrições detalhadas de personagens, ambientações, enredo e mecânica de jogabilidade.

Com o lançamento recente de Crash Bandicoot 4: It's About Time em outubro de 2020, a série Crash Bandicoot provou que ainda está viva e é amada por muitos jogadores em todo o mundo. E, embora não saibamos se veremos Cortex Chaos em um futuro próximo, a empolgação dos fãs pela série está maior do que nunca.